Imagem: PCPR
Uma grande operação conjunta da Polícia Civil do Paraná (PCPR) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) está em curso nesta terça-feira (25) para desmantelar uma organização criminosa de alta periculosidade especializada no transporte interestadual de grandes carregamentos de drogas.
O grupo utilizava uma tática audaciosa: veículos adulterados e irregularmente caracterizados com a identidade visual de órgãos públicos, como Polícia Científica, Receita Federal e até mesmo a Itaipu Binacional, para simular a legalidade no transporte e tentar fugir da fiscalização.
Mandados e Localidades
Ao todo, estão sendo cumpridos 13 mandados judiciais – sete de prisão preventiva e seis de busca e apreensão – nos municípios paranaenses de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu, além de Joinville, em Santa Catarina. Cães de faro da PCPR estão sendo empregados para maximizar a eficácia das buscas.
Estrutura Criminosa e Apreensões
A investigação teve início em junho de 2025, quando 762 quilos de maconha foram apreendidos em um Renault/Duster falsamente caracterizado como viatura da Polícia Científica, que acabou abandonado após colidir na BR-277, em Balsa Nova (Região Metropolitana de Curitiba).
De acordo com o delegado Victor Loureiro, a apuração revelou a existência de uma estrutura criminosa estável, hierarquizada e com divisão de tarefas, que operava entre Foz do Iguaçu, Curitiba e cidades do interior, sempre utilizando carros "batedores" e placas falsas para dissimulação.
Ao longo das investigações, a polícia identificou mais quatro episódios de transporte ilícito envolvendo veículos adulterados. No total, foram apreendidos mais de 1,4 tonelada de maconha e 150 quilos de cocaína, comprovando a profissionalização do grupo criminoso que repetia rotas, métodos e os mesmos responsáveis pela logística e financiamento das ações.
Via: Governo do Paraná
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.