Imagem: SESA
Governo do Estado reforça a estrutura do Laboratório Central do Estado (Lacen-PR) para otimizar o atendimento à população. Modernização permite que diagnósticos complexos sejam entregues em tempo recorde, auxiliando no tratamento imediato dos pacientes.
O Governo do Paraná deu mais um passo importante para o fortalecimento do sistema público de saúde. Com um investimento robusto de R$ 1,8 milhão, o Laboratório Central do Estado (Lacen-PR) recebeu novos equipamentos de última geração que prometem revolucionar a velocidade e a precisão das testagens laboratoriais em todo o território paranaense.
A modernização foca especialmente na agilidade para diagnósticos de arboviroses (como Dengue, Zika e Chikungunya), além de outras doenças de notificação compulsória. Com a nova estrutura, o Lacen amplia sua capacidade produtiva, permitindo que as equipes de saúde municipais e regionais recebam os resultados com muito mais rapidez, o que é fundamental para o controle de surtos e epidemias.
Tecnologia de Ponta
Os novos aparelhos utilizam métodos automatizados que reduzem a margem de erro e aumentam o fluxo de análise de amostras simultâneas.
-
Agilidade no Tratamento: Quanto mais cedo o diagnóstico chega ao médico, mais eficiente é o tratamento para o paciente.
-
Vigilância Epidemiológica: A ampliação da testagem permite que o estado monitore em tempo real a circulação de vírus e bactérias, direcionando melhor as ações de prevenção.
-
Referência Nacional: O Lacen-PR consolida-se como um dos laboratórios mais modernos do Brasil, atendendo demandas de todas as Regionais de Saúde, inclusive a nossa região Oeste.
Via: Governo do Paraná/AEN
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.