Imagem: Reprodução/GloboNews
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), defendeu a adoção de leis mais duras contra o crime e afirmou que não vê "nenhum absurdo" na instituição da pena de prisão perpétua no Brasil. A declaração foi feita durante o Annual Meeting da XP Asset Management, em São Paulo, na quinta-feira (27).
Em um evento com agentes do mercado financeiro, Tarcísio destacou a necessidade de uma resposta mais firme à criminalidade. "Eu defendo algumas mudanças [na legislação] que sejam até radicais. Que a gente comece a realmente enfrentar o crime com a dureza que o crime merece ser enfrentado. Eu não acho, por exemplo, nenhum absurdo você ter prisão perpétua no Brasil", afirmou o governador.
A fala de Tarcísio surge em meio ao debate sobre segurança pública e a sensação de impunidade. Ele citou casos de criminosos reincidentes que são liberados em audiências de custódia, o que gera uma "sensação de eterno enxugamento de gelo" no combate ao crime. O governador ainda manifestou apoio à ideia de levar a discussão sobre a pena perpétua para um referendo já nas eleições de 2026.
A proposta, contudo, contraria o artigo 5º da Constituição Federal de 1988, que veda penas de caráter perpétuo, estabelecendo o limite máximo de 40 anos de reclusão no país.
Além da defesa do endurecimento penal, o governador citou as polêmicas políticas de segurança pública de Nayib Bukele, presidente de El Salvador, como um exemplo a ser observado. "Mal comparando, vamos ver o que o Bukele fez em El Salvador. O que era e o que é. Se a gente traz segurança para as pessoas, a gente também está trazendo segurança para os investidores", pontuou Tarcísio, embora o modelo de Bukele seja criticado por organismos internacionais de direitos humanos.
O debate sobre a segurança pública está se consolidando como um dos temas centrais para as eleições de 2026.
Via: G1
Via: RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr. Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.