Em Viagem Histórica, Papa Leão Condena a Violência Praticada em Nome da Religião na Turquia

Em Viagem Histórica, Papa Leão Condena a Violência Praticada em Nome da Religião na Turquia

Imagem: Reuters

 

O Papa Leão XVI fez um forte apelo pela paz e reconciliação, condenando a violência praticada em nome da religião durante um evento histórico com líderes cristãos de todo o Oriente Médio, realizado nesta sexta-feira (28), na Turquia.

O Pontífice, em sua primeira viagem internacional como líder da Igreja Católica, pediu aos clérigos para superarem séculos de divisões e buscarem a união.

 

Divisão Cristã é 'Escândalo'

A celebração aconteceu na cidade turca de Iznik (antiga Niceia), onde os primeiros líderes da Igreja formularam o Credo Niceno, há 1.700 anos.

Em seu discurso, o Papa Leão afirmou que é um "escândalo" o fato de que os 2,6 bilhões de cristãos do mundo não estejam mais unidos. Ele ressaltou que, neste momento de conflito global, "toda a humanidade, afligida pela violência e pelo conflito, clama por reconciliação".

 

Encontro Histórico pela Unidade

A cerimônia marcou um esforço pela unidade, contando também com a presença do Patriarca Ecumênico Bartolomeu, o líder espiritual dos 260 milhões de cristãos ortodoxos do mundo, que tem sede em Istambul.

Na celebração, os líderes religiosos acenderam velas e rezaram em inglês, grego e árabe, perto das ruínas submersas de uma basílica do século IV. O Patriarca Bartolomeu incentivou os líderes a não apenas lembrarem o passado, mas a "seguir em frente" juntos.

A visita do Papa Leão XIV à Turquia, país predominantemente muçulmano, segue até o domingo (30). O país, que já foi lar de importantes santos cristãos como os apóstolos Paulo e João, conta hoje com uma pequena comunidade de cerca de 33 mil católicos.
Via: CNN Brasil

 

Via: RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr. Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.