Imagem: SIMEPAR
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) concluiu o laudo técnico final sobre os três tornados que atingiram o Estado em 7 de novembro, revelando que a força dos fenômenos foi maior do que a inicialmente estimada. O documento elevou a classificação de dois dos tornados para a Categoria F4 na Escala Fujita, considerada devastadora (com ventos de 332 km/h a 418 km/h).
O evento é considerado um dos maiores desta categoria no Paraná nos últimos 30 anos, devido à quantidade de tornados em um mesmo dia, pessoas atingidas e o nível de destruição observado.
Cidades e Categorias Atingidas
As análises do Simepar, realizadas com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, confirmaram que um total de 11 municípios foram atingidos por três tornados diferentes, gerados por duas supercélulas de tempestade:
-
Tornado 1: O mais devastador, percorreu cerca de 75 km e atingiu a Categoria F4 na área urbana de Rio Bonito do Iguaçu, causando destruição massiva e arremesso de veículos. Ele também atingiu Quedas do Iguaçu (F1), Espigão Alto do Iguaçu (F1), Nova Laranjeiras (F1), Porto Barreiro (F3), Laranjeiras do Sul (F3), Virmond (F2) e Cantagalo (F1).
-
Tornado 2: Percorreu 44 km e atingiu a Categoria F4 no Distrito de Entre Rios, em Guarapuava, com colapso total de casas de alvenaria. Também passou por Candói (F2).
-
Tornado 3: Passou sobre Turvo em Categoria F2.
Os danos observados, como a destruição de edificações e o arremesso de objetos a longas distâncias, foram cruciais para a reclassificação. O laudo final, com mais de 130 páginas, servirá como subsídio para o planejamento territorial e a gestão de risco de desastres no Estado.
Via: SIMEPAR
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.