Imagem: Marcello Casal Jr
Relatório aponta leve alta na estimativa do IPCA após sequência de quedas. Selic, que fechou o último ano em 15%, deve iniciar trajetória de redução ao longo dos próximos meses.
O mercado financeiro iniciou 2026 com um olhar atento sobre os preços. Segundo o primeiro Boletim Focus do ano, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (05), a projeção para a inflação oficial (IPCA) sofreu um pequeno ajuste, passando de 4,05% para 4,06%.
A variação de 0,01 ponto percentual interrompe uma sequência de oito semanas de queda nas estimativas. Apesar do ajuste, o índice permanece dentro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional, que tem teto de 4,5% para este ano.
Juros e Selic
Para quem depende de crédito ou busca investimentos, a notícia é de queda gradual. Após fechar 2025 no patamar elevado de 15% ao ano, a expectativa dos analistas é que a taxa básica de juros (Selic) termine 2026 em 12,25%.
-
Essa redução deve baratear o custo dos empréstimos e financiamentos, estimulando o consumo e a produção industrial a longo prazo.
Crescimento do PIB e Dólar
O "termômetro" da economia brasileira, o Produto Interno Bruto (PIB), deve crescer 1,8% em 2026, mantendo o mesmo ritmo projetado para o próximo ano. Já em relação à moeda americana, o mercado não vê grandes oscilações imediatas: a projeção é que o dólar encerre o ano cotado a R$ 5,50.
O que isso muda na sua vida?
Quando a inflação projeta estabilidade ou leve alta, o consumidor deve manter a cautela no planejamento doméstico. O Banco Central utiliza a taxa Selic justamente para controlar esse índice: juros altos seguram o consumo para evitar que os preços disparem. A previsão de queda na Selic ao longo do ano sugere que o governo acredita que a inflação está sob controle, o que pode trazer um fôlego extra para o comércio nos próximos meses.
Via: Agência Brasil
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.