SEGUNDO PESQUISA, 72% DOS MORADORES DO RIO DE JANEIRO DEFENDEM CLASSIFICAR FACÇÕES CRIMINOSAS COMO "TERRORISTAS"

SEGUNDO PESQUISA, 72% DOS MORADORES DO RIO DE JANEIRO DEFENDEM CLASSIFICAR FACÇÕES CRIMINOSAS COMO

Imagem: Poder360

 

Uma pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (03/11/2025), revelou um alto índice de apoio à classificação de facções criminosas como organizações "terroristas" no Rio de Janeiro. Segundo o levantamento, 72% dos cariocas são a favor da equiparação, refletindo um desejo por medidas mais duras contra o crime organizado no estado.

O estudo foi realizado logo após a megaoperação policial que resultou em 121 mortes nos Complexos da Penha e do Alemão, em 28 de outubro, indicando que o sentimento de insegurança e a recente escalada de violência influenciam fortemente a opinião pública.

 

Outros Dados da Pesquisa:

 

  • Aumento de Pena: Uma esmagadora maioria, 85% dos entrevistados, se posicionou a favor do aumento da pena para condenados por homicídio cometidos a mando de organizações criminosas.

  • Influência Política: Para 82% dos moradores, líderes de facções criminosas têm poder para ajudar a eleger deputados, o que, na visão deles, resulta na dificuldade de serem presos.

  • Origem do Poder: Outros 80% disseram acreditar que os responsáveis pelo poder das facções estão nos bairros ricos, e não nas favelas.

O levantamento ouviu 1.500 moradores do Estado do Rio de Janeiro com 16 anos ou mais, entre os dias 30 e 31 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Via: Poder360

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.