Imagem: Tânia Rêgo
O Brasil confirmou 37 casos de sarampo em 2025, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Ministério da Saúde. Apesar do aumento de notificações, o país ainda mantém o certificado de eliminação da circulação endêmica da doença, o que significa que a maior parte dos casos tem origem importada e não há transmissão interna contínua do vírus.
Focos Ligados à Bolívia e Estados Afetados
A maior preocupação do Ministério da Saúde é com a origem das infecções, que estão majoritariamente ligadas à Bolívia, país vizinho que enfrenta surtos da doença.
Os 37 casos foram registrados em sete estados e no Distrito Federal, com dois focos principais em comunidades:
-
Tocantins (25 casos): Foco em Campos Lindos.
-
Mato Grosso (6 casos): Foco em Primavera do Leste.
-
Outros estados com casos: Distrito Federal (1), Rio de Janeiro (2), São Paulo (1), Rio Grande do Sul (1) e Maranhão (1).
Em todas as ocorrências, o Ministério da Saúde agiu rapidamente com o rastreamento de contatos, bloqueio vacinal e monitoramento das áreas para evitar a propagação do vírus.
Vacinação Abaixo da Meta
Apesar dos esforços de vigilância, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a necessidade urgente de aumentar a cobertura vacinal, que ainda está abaixo da meta preconizada de 95% para as duas doses.
-
1ª Dose (Público Infantil): Cobertura preliminar em 2025 é de 91,51% (abaixo da meta).
-
2ª Dose (Público Infantil): Cobertura preliminar em 2025 é de 75,53% (bem abaixo da meta).
O sarampo é uma doença grave, e a vacina (Tríplice Viral na primeira dose e Tetraviral na segunda) está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para toda a população de 12 meses a 59 anos que ainda não completou o esquema vacinal.
Via: Agência Brasil
Via: RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr. Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.