Paraná Mantém Controle Rigoroso Para Garantir Merenda Escolar Nutritiva e Segura

Paraná Mantém Controle Rigoroso Para Garantir Merenda Escolar Nutritiva e Segura

Imagem: TECPAR

O Governo do Paraná tem um modelo de monitoramento pioneiro no país para garantir a qualidade da alimentação fornecida aos mais de 1 milhão de alunos da rede pública estadual. O controle rigoroso assegura que os cardápios sejam nutritivos e saudáveis.

O trabalho é liderado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), em parceria com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), e envolve análises laboratoriais minuciosas em todos os alimentos servidos nas mais de 2 mil escolas estaduais.

 O Que é Analisado?

O processo de controle de qualidade é abrangente, começando na inspeção das embalagens e lotes entregues pelos fornecedores. Em seguida, amostras de diversos produtos como arroz, feijão, ovos e iogurte são submetidas a ensaios:

  • Microbiológicos: Para identificar a presença de bactérias que podem causar intoxicações, como salmonella e escherichia coli. Anualmente, são realizadas cerca de 7.500 determinações microbiológicas.

  • Físicos e Químicos: Para avaliar a composição nutricional, a presença de contaminantes, a validade e a rotulagem.

  • Microscopia: Para identificar sujidades, fragmentos de insetos e pelos de roedores.

A diretora-presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona, afirma que o modelo busca segurança e transparência, garantindo refeições seguras e nutritivas.

Testes Sensoriais e Criatividade

Além dos testes em laboratório, os alimentos passam por testes sensoriais (avaliação de textura, sabor, aroma e aparência) com a participação dos alunos. Para ser incluído no cardápio, um alimento precisa ter, no mínimo, 85% de aceitação.

As equipes do Fundepar também trabalham diariamente no desenvolvimento de receitas criativas para diversificar o cardápio, como "escondidinho de canjica" e "bolo red velvet de beterraba", focando em praticidade e evitando aromatizantes ou conservantes artificiais.

Via: Governo do Paraná

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.