Imagem: José Cruz
O Ministério da Saúde alterou a sua recomendação para a realização de mamografias no Sistema Único de Saúde (SUS), passando a indicar o exame para mulheres entre 40 e 49 anos, mesmo sem sintomas de câncer de mama. A decisão visa a detecção precoce da doença, já que a faixa etária concentra 23% dos casos, e o diagnóstico inicial aumenta as chances de cura.
A medida prevê que o exame seja feito sob demanda, com orientação de um profissional de saúde. Além disso, o Ministério também ampliou a idade para o rastreamento ativo, que é a solicitação preventiva do exame a cada dois anos, de 69 para 74 anos.
Como parte das novas ações, o Ministério da Saúde anunciou a disponibilização de 27 carretas de saúde da mulher para exames e consultas, a compra de 60 kits de biópsia com tecnologia 2D e 3D, e a oferta de novos medicamentos para o tratamento da doença a partir de outubro.
Via: Agência Brasil
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.