Imagem: UFPR
Quinze mortes já foram confirmadas devido à ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas. São Paulo lidera a contagem de vítimas, e autoridades pedem atenção à procedência dos produtos.
O Ministério da Saúde emitiu um novo alerta nesta quarta-feira (29) ao confirmar a escalada nos casos de intoxicação por metanol no Brasil, atingindo um total de 59 pessoas em diversos estados. A tragédia se agrava com a confirmação de 15 mortes relacionadas à ingestão da substância tóxica.
A contaminação, associada principalmente a bebidas alcoólicas de origem clandestina e sem procedência confiável, representa um grave risco à saúde pública. O metanol é um álcool industrial altamente venenoso, que pode ser fatal mesmo em pequenas doses, ou causar cegueira e graves sequelas neurológicas.
O Mapa da Contaminação
O estado de São Paulo concentra a maioria dos casos, sendo o epicentro da crise de saúde:
-
São Paulo: 46 casos e 9 óbitos confirmados.
-
Paraná: 6 casos e 3 óbitos confirmados.
-
Pernambuco: 5 casos e 3 óbitos confirmados.
-
Rio Grande do Sul: 1 caso.
-
Mato Grosso: 1 caso.
Além disso, nove outros óbitos seguem em investigação, com suspeitas em Pernambuco (três), Paraná (dois), São Paulo (dois), Minas Gerais (um) e Mato Grosso do Sul (um).
Alerta e Denúncias
Diante do quadro, o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS) reforça a urgência de a população redobrar a atenção quanto à origem de bebidas consumidas, especialmente as artesanais ou de baixo custo, que podem estar adulteradas.
As autoridades incentivam a colaboração da população: qualquer suspeita de irregularidade ou de bebidas adulteradas deve ser denunciada. O Procon-SP e a Polícia Civil, através do Disque Denúncia 181, estão recebendo as informações para combater a circulação desses produtos perigosos no mercado.
Via: Agência Brasil
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.