Imagem: Luís Pedruco
A cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, completou um mês do dia em que foi atingida por um raro e devastador tornado F4. O evento climático destruiu lares e causou grande dor, mas a tragédia desencadeou uma resposta imediata e coordenada de união e solidariedade em todo o estado.
O secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, publicou um artigo ressaltando a força da mobilização em saúde e o apoio à população.
FORÇA-TAREFA HUMANA SALVOU VIDAS
O secretário destacou que, em minutos, mais de 400 profissionais de saúde – incluindo socorristas do SAMU, médicos e enfermeiros – se levantaram para o atendimento às vítimas.
A operação de socorro foi intensa e humana:
-
Foram utilizadas 36 ambulâncias e 6 aeronaves.
-
Mais de 400 pessoas receberam atendimento médico.
-
No auge da crise, mais de 30 pacientes estiveram internados simultaneamente.
Atualmente, o Estado segue monitorando e torcendo pela recuperação de dois moradores que ainda permanecem hospitalizados.
FOCO NA RECONSTRUÇÃO E NO CUIDADO
Além do atendimento emergencial, o Governo do Estado garantiu o apoio às famílias desabrigadas. As últimas famílias que estavam em abrigos foram acolhidas em hotéis no próprio município, enquanto a reconstrução das casas avança rapidamente.
Beto Preto fez questão de reconhecer o esforço do governador Ratinho Junior em mobilizar recursos para reparar os danos e, principalmente, em cuidar da vida das pessoas, confirmando que o SUS (Sistema Único de Saúde) no Paraná respondeu com agilidade e humanidade ao desastre.
A certeza que fica, um mês depois, é que Rio Bonito do Iguaçu não está e nunca esteve sozinho.
Via: Bem Paraná
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.