Imagem: Ari Dias/AEN
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou nesta segunda-feira (10) a ocorrência de três tornados durante as tempestades severas que atingiram o interior do estado na noite da última sexta-feira (7).
As análises técnicas, realizadas com base em imagens de radar, sobrevoos de meteorologistas e vistorias em solo, finalizaram a classificação dos fenômenos.
Gravidade dos Tornados Confirmados:
O caso mais grave ocorreu em Rio Bonito do Iguaçu, onde a tempestade supercelular gerou um tornado de Categoria F3 na escala Fujita, com ventos estimados entre 300 km/h e 330 km/h. Este evento causou os maiores prejuízos na área urbana do município.
Outros dois tornados também foram confirmados, ambos classificados como F2:
-
Guarapuava: O tornado atingiu a região do distrito de Entre Rios, com ventos de aproximadamente 250 km/h.
-
Turvo: O fenômeno foi registrado ao sul da área urbana central, com ventos ao redor de 200 km/h.
O Simepar explicou que o cenário atmosférico, com alta umidade, calor e ventos fortes em diferentes altitudes, criou as condições propícias para a formação dessas tempestades severas. A equipe técnica continua analisando outras ocorrências suspeitas de tornados no estado.
Via: SIMEPAR
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.