Imagem: Silvio Turra/SEED
Os esforços para reconstruir Rio Bonito do Iguaçu após o tornado de 7 de novembro receberam uma contribuição significativa da Polícia Penal do Paraná (PPPR). Cerca de 100 custodiados — boa parte deles integrantes do Programa Mãos Amigas — concluíram o trabalho de limpeza, conservação e pequenos reparos em prédios públicos e ruas da cidade.
Os apenados, vindos de unidades como Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Ponta Grossa e Cascavel, trabalharam por 30 dias na recuperação de espaços essenciais.
ESCOLAS E ÓRGÃOS PÚBLICOS RECUPERADOS
O trabalho dos custodiados envolveu pintura, jardinagem, reparos elétricos e hidráulicos em diversos locais, incluindo:
-
Colégios Estaduais Ludovica Safraider e Ireno Alves dos Santos.
-
A sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
-
Prédios da Prefeitura, Delegacia de Polícia Civil e Batalhão da Polícia Militar.
A iniciativa do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) e da Secretaria da Segurança Pública aplicou R$ 75 mil por meio do Fundo Rotativo do Fundepar, focados em reparos prioritários nas instituições de ensino atingidas.
REINSERÇÃO SOCIAL E PREPARAÇÃO PARA O FUTURO
O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, destacou que a participação das pessoas privadas de liberdade "vai além da recuperação material" e é uma "oportunidade de ressocialização, de reconstrução e de contribuição real com a sociedade”.
Com a conclusão da limpeza, o Governo do Estado inicia as próximas etapas, que envolvem obras de engenharia mais complexas, como recomposição de coberturas e recuperação estrutural, com investimento inicial previsto de até R$ 16 milhões. A expectativa é que as instituições de ensino estejam prontas até o início do ano letivo de 2026, em 05 de fevereiro.
Via: Governo do Paraná
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.