Paraná encerra estado de alerta para síndromes respiratórias com estratégia de vacinação

Paraná encerra estado de alerta para síndromes respiratórias com estratégia de vacinação

Imagem: Geraldo Bubniak/AEN

 

Após 90 dias, o Paraná retirou oficialmente o estado de alerta para Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs), instituído pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). A decisão foi tomada depois que nova análise de dados apontou queda na circulação dos vírus respiratórios.

Durante o período de alerta, a Sesa antecipou a campanha de vacinação contra a gripe, iniciando a imunização em 1º de abril, e aplicou mais de 3,6 milhões de doses de vacina contra a Influenza. O Estado também abriu 204 novos leitos — entre clínicos e de UTI, para adultos e pediatria — sendo que 132 permanecem na rede estadual de saúde.

Como parte das medidas de controle, o governo investiu R$ 800 mil na compra de 100 mil testes rápidos para Influenza A, Influenza B e Covid-19, distribuídos em Unidades de Pronto Atendimento, Pronto Atendimentos e Unidades Básicas de Saúde.

Os números da Sesa mostram que, entre as semanas 33 e 36 de 2025, foram registradas 1.969 notificações de SRAG e 41 mortes. No período anterior ao alerta (semanas 20 a 23), haviam sido notificados 4.736 casos e 323 óbitos. No total do ano epidemiológico, o Paraná contabilizou 22.866 notificações de SRAG e 1.436 mortes. Desses, 3.279 casos confirmados foram por Influenza, 713 por Covid-19 e 6.958 por outros vírus respiratórios.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o Paraná foi o único estado nas regiões Sul e Sudeste que evitou declarar emergência em saúde pública em função das síndromes respiratórias, resultado da mobilização dos municípios e das ações de prevenção.

Nova etapa de vacinação

Com a melhora da situação epidemiológica, o Paraná inicia agora uma nova fase da campanha de vacinação contra a gripe, voltada aos grupos prioritários. A Sesa informou que aguarda o envio de 100 mil novas doses pelo Ministério da Saúde, que deverão ser destinadas a crianças, gestantes e idosos.

Via: Governo do Estado do Paraná 

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.