Imagem: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional
A Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, acionou o vertedouro na manhã deste domingo (9 de novembro), após quase dois anos (696 dias) sem uso operacional para controle do reservatório. Este é o maior intervalo sem abertura registrado na história da usina.
O Motivo da Abertura
A abertura do vertedouro ocorreu por volta das 7h e foi motivada por dois fatores principais:
-
Chuva Acima da Média: O aumento significativo e persistente das chuvas na Bacia do Rio Paraná elevou o nível do reservatório, que se aproximou do limite operacional da usina.
-
Baixa Demanda de Energia: A redução na demanda de energia elétrica no fim de semana impossibilitou que o excedente de água fosse totalmente direcionado para as turbinas, exigindo a abertura das comportas para escoar o excesso de água e garantir a segurança hídrica e operacional.
Detalhes da Operação
-
Apenas a calha direita do vertedouro foi aberta.
-
O fechamento das comportas foi programado para ocorrer ainda no domingo, por volta das 17h.
-
A vazão média diária de vertimento ficou abaixo de 700 metros cúbicos por segundo (m³/s).
-
A última vez que o vertedouro havia sido aberto para controle do reservatório foi em 13 de dezembro de 2023.
A Itaipu Binacional informou que não há previsão para novas aberturas nos próximos dias, sendo esta uma resposta pontual ao alto volume de água.
Via: G1
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.