Imagem: Geraldo Bubniak/AEN
A contagem regressiva começou para 2 mil estudantes da rede estadual do Paraná que foram selecionados para a maior edição do programa de intercâmbio estudantil "Ganhando o Mundo".
Os estudantes, que participarão do intercâmbio em 2026, reuniram-se nesta terça-feira (25) no Teatro Guaíra, em Curitiba, com o Governador Carlos Massa Ratinho Junior para alinhar os detalhes da viagem.
O governador destacou que o programa do Paraná é o maior da América do Sul em envio de estudantes da rede pública para intercâmbio.
Oportunidade e Destinos
Os 2 mil alunos selecionados, oriundos dos 399 municípios do Estado, passarão um semestre letivo estudando em cinco países de língua inglesa, com embarques a partir de janeiro:
-
Canadá: 1.000 alunos
-
Irlanda: 300 alunos
-
Nova Zelândia: 300 alunos
-
Reino Unido: 200 alunos
-
Austrália: 200 alunos
Investimento e Foco Social
Esta edição é a maior da história do programa. Desde sua criação em 2022, o "Ganhando o Mundo" já levou 2.540 estudantes para o Exterior, e com a edição de 2026, o total de participantes chegará a 4.540 alunos, somando R$ 403,5 milhões em investimentos do Governo do Estado.
O programa tem um forte foco social: 10% dos participantes (200 estudantes) desta edição são beneficiários do programa Bolsa Família.
O Secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, reforçou que a seleção é feita por mérito, premiando os alunos com as melhores notas e frequência, garantindo no mínimo um estudante por município.
O Programa Custeia Tudo
Todas as despesas dos estudantes são integralmente custeadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), incluindo:
-
Alimentação, hospedagem e transporte.
-
Emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres.
-
Seguro-viagem e saúde.
-
Matrícula, mensalidade da escola no Exterior, material didático e uniforme.
-
Além disso, os intercambistas recebem um auxílio financeiro mensal de R$ 800 durante o período do intercâmbio.
O objetivo do programa é aprimorar o repertório cultural e acadêmico dos estudantes, potencializando o desenvolvimento de autonomia e liderança para que eles retornem ao Brasil com uma "cabeça de primeiro mundo" e influenciem positivamente suas comunidades.
Via: Governo do Paraná
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.