Polônia aciona artigo 4 da Otan após drones russos violarem espaço aéreo

Polônia aciona artigo 4 da Otan após drones russos violarem espaço aéreo

Imagem:Roman Petushkov/REUTERS

País acusa Moscou de ataque e aliados avaliam resposta; risco de escalada preocupa Europa

A Polônia invocou nesta quarta-feira (10) o Artigo 4 do tratado da Otan, após denunciar a violação de seu espaço aéreo por drones russos. A medida prevê consultas entre os países membros para definir uma resposta conjunta diante de ameaças à integridade territorial.

Reação imediata

De acordo com autoridades, caças da aliança foram enviados para derrubar os drones, em uma resposta considerada rápida e necessária para conter a provocação.

Histórico

Essa é a sétima vez que o Artigo 4 é invocado desde 1949. O episódio mais recente havia ocorrido em 2022, também por causa da guerra na Ucrânia, quando um ataque matou duas pessoas na Polônia e levantou temor de expansão do conflito.

Possível escalada

Caso seja confirmada a intenção russa no ataque, a Otan poderá avaliar a aplicação do Artigo 5, que prevê o uso da força militar para defender qualquer país-membro em caso de agressão.

Repercussão na Europa

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, classificou a ação russa como “uma violação sem precedentes” e garantiu que a União Europeia defenderá “cada centímetro quadrado” de seu território.
O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, afirmou que o país “nunca esteve tão perto de um conflito armado desde o fim da 2ª Guerra Mundial” e alertou que está pronto para reagir a novas provocações.

Via:G1

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.