Internacional: Reino Unido estuda proibição de redes sociais para crianças e adolescentes

Internacional: Reino Unido estuda proibição de redes sociais para crianças e adolescentes

Imagem: Rovena Rosa

 

O governo do Reino Unido lançou, nesta segunda-feira (20), uma consulta oficial para avaliar a proibição do uso de redes sociais por menores de uma determinada idade. A medida segue os passos da Austrália, que recentemente se tornou o primeiro país do mundo a proibir o acesso a essas plataformas para menores de 16 anos.

Avaliação de Evidências

O objetivo da proposta britânica é examinar dados e evidências globais sobre os impactos das redes sociais na saúde mental e no desenvolvimento de crianças e jovens. Além da possível proibição, o governo estuda implementar orientações ainda mais rígidas sobre o uso de telefones celulares dentro das escolas.

Ministros britânicos planejam visitar a Austrália para aprender, na prática, como o país está aplicando a nova lei e quais são os principais desafios técnicos para garantir que a restrição seja cumprida pelas gigantes da tecnologia.

Foco na Proteção

A iniciativa busca combater problemas como o cyberbullying, a exposição a conteúdos inadequados e o vício digital. Segundo o comunicado oficial, o Reino Unido quer entender qual seria a melhor forma de fazer a proibição funcionar, caso a decisão seja levada adiante.

Enquanto o debate avança na Europa, no Brasil também existem projetos em tramitação que visam aumentar a segurança de crianças e adolescentes no ambiente digital, reforçando uma tendência global de maior controle sobre a exposição precoce às telas.

Via: Agência Brasil

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.