Imagem: REUTERS/Sandra Stojanovic
O furacão Melissa, classificado com ventos de até 298 km/h – uma das velocidades mais altas já registradas no Atlântico –, atingiu o Caribe, causando um rastro de destruição e deixando um balanço preliminar de pelo menos sete mortes. O fenômeno, que chegou à categoria 3 ao atingir Cuba na manhã desta quarta-feira (29), passou anteriormente pela Jamaica, onde os ventos históricos provocaram danos massivos e interrupções nos serviços básicos.
As autoridades confirmaram as mortes registradas: três na Jamaica (durante os preparativos), três no Haiti e uma na República Dominicana. A tempestade é considerada uma das mais fortes a atingir terra no Atlântico em termos de velocidade do vento, empatando como a segunda mais potente desde 1851.
Na Jamaica, os estragos foram extensos. Mais de 15 mil pessoas tiveram que procurar abrigos de emergência, e o primeiro-ministro Andrew Holness declarou o país como "área de desastre". A ilha registrou mais de meio milhão de pessoas sem energia e uma queda drástica na conectividade com a internet.
Em Cuba, onde o furacão segue o curso, o governo retirou cerca de 735 mil pessoas das áreas de risco. A previsão é de que a tempestade traga chuvas torrenciais, ventos fortes e uma maré de até 3,6 metros acima do nível normal do mar. O Melissa é o terceiro furacão de categoria 5 da temporada de 2025.
Via: CNN Brasil
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.