Imagem: REUTERS/Mike Blake
O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos divulgou nesta quinta-feira (15) que os preços dos produtos importados pelo país apresentaram uma alta de 0,4% no acumulado dos meses de setembro a novembro. O dado surge após um período de instabilidade na coleta de informações devido a uma paralisação de 43 dias do governo federal norte-americano.
Impactos da Paralisação e Combustíveis
A paralisação, ocorrida entre outubro e novembro de 2025, foi a mais longa da história e impediu a publicação das variações mensais detalhadas para esses meses. Apesar disso, os dados consolidados mostram um aumento sutil de 0,1% nos preços de importados no acumulado de 12 meses até novembro.
Entre os principais destaques do relatório:
-
Combustíveis: Os preços de combustíveis importados tiveram uma queda de 2,5% no bimestre encerrado em novembro.
-
Alimentos: Houve uma redução de 0,7% nos preços em novembro, após uma alta expressiva de 1,4% em outubro.
-
Dólar: Excluindo itens voláteis como alimentos e energia, os preços avançaram 0,9%, refletindo a desvalorização do dólar frente a moedas de parceiros comerciais.
Olhar do Mercado
Os índices de preços de importados são fundamentais para o cálculo do PCE (Índice de Preços de Gastos com Consumo), medida de inflação preferencial do Federal Reserve (o Banco Central dos EUA) para balizar a meta de 2%. O cenário atual indica uma inflação externa sob controle, apesar das flutuações cambiais.
Via: CNN Brasil
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.