Imagem: METSUL
A semana de 19 a 25 de janeiro de 2026 será marcada por um forte contraste climático no Brasil. Segundo análise da MetSul Meteorologia, a formação de um episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) — um corredor de umidade que desce da Amazônia — provocará chuvas volumosas em uma faixa central do país, enquanto o Sul terá tempo mais firme.
Sudeste e Centro-Oeste: Alerta de Chuva Excessiva
O destaque da semana é o volume de chuva previsto para os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. A atuação da ZCAS pode levar a acumulados extremos, superando os 300 mm em alguns pontos.
-
Minas e Espírito Santo: Semana extremamente chuvosa com risco de transtornos devido aos volumes acumulados.
-
Goiás e Mato Grosso: Também devem registrar muita chuva e instabilidade.
-
São Paulo e Rio de Janeiro: Em São Paulo, a chuva será bem menos frequente; já no Rio de Janeiro, o Norte fluminense deve sentir mais os efeitos do canal de umidade.
Sul do Brasil: Massa de Ar Frio e Tempo Seco
Diferente das outras regiões, a Região Sul terá uma semana de precipitação escassa. A umidade da Amazônia está sendo canalizada para o Centro e Sudeste pela ZCAS, o que, somado à influência de uma massa de ar frio, mantém o tempo estável na maior parte dos municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Alguma chuva isolada pode ocorrer apenas em áreas mais próximas ao litoral.
Norte e Nordeste
-
Norte: O "inverno amazônico" segue forte, com chuvas intensas no Amazonas, Rondônia e Acre. No Amapá, a instabilidade aumenta por conta da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
-
Nordeste: O tempo fica seco entre o Sergipe e o Ceará. Já no Maranhão, Piauí e Bahia, as pancadas de chuva devem ser mais frequentes.
Via: METSUL Meteorologia
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.