Imagem: Wilson Dias
Aumento eleva o vencimento inicial para profissionais com jornada de 40 horas semanais. O novo piso reflete o crescimento do valor anual mínimo por aluno do Fundeb.
Uma boa notícia para os educadores neste início de ano letivo. O Piso Salarial Nacional do Magistério Público da Educação Básica terá um reajuste de 5,4% em 2026. Com a atualização, o valor mínimo que um professor deve receber no Brasil passa para R$ 5.111,35 (para jornada de 40 horas semanais).
O novo valor é calculado com base na comparação do Valor Aluno Ano (VAAF) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2024 e 2025.
Impacto na Região
O anúncio é um balizador importante para as prefeituras da nossa região, como Guaraniaçu, Ibema e Campo Bonito, além do Governo do Estado. O reajuste é obrigatório para profissionais que atuam na rede pública de ensino, seja na educação infantil, ensino fundamental ou médio.
Vale lembrar que o piso se refere ao vencimento inicial das carreiras. No caso dos professores que possuem jornadas menores (como 20 horas), o pagamento deve ser proporcional ao valor anunciado.
Implementação
A partir da publicação oficial da portaria pelo Ministério da Educação (MEC), cabe aos gestores locais (prefeitos e governadores) a aplicação do novo índice nas folhas de pagamento. Representantes da categoria destacam que o reajuste é um passo essencial para manter o poder de compra e a atratividade da profissão docente, embora os municípios frequentemente discutam as fontes de recursos para arcar com os custos.
Via: Agência Brasil
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.