Alerta em São Paulo: Número de Clientes Sem Energia Volta a Disparar Após Ciclone; Enel Cita "Variação Normal"

Alerta em São Paulo: Número de Clientes Sem Energia Volta a Disparar Após Ciclone; Enel Cita

Imagem: Rovena Rosa

 

O número de consumidores sem energia elétrica na capital e Grande São Paulo voltou a subir nesta segunda-feira (15), dias após a região ser atingida por um forte ciclone extratropical que causou estragos e deixou milhões de clientes às escuras.

No início da manhã, eram cerca de 27 mil clientes afetados, mas o número saltou para 55 mil no decorrer do dia. A cidade de São Paulo concentra a maior parte dos problemas, com quase 39 mil residências e comércios sem luz.

O Ciclone e a Resposta da Enel

Na última quarta (10) e quinta-feira (11), ventos de até 98 km/h derrubaram mais de 330 árvores e levaram mais de 2,2 milhões de clientes a ficar sem fornecimento de energia no auge da crise.

A concessionária Enel divulgou uma nota no sábado (13) garantindo que a situação estaria normalizada no domingo. No entanto, com a nova alta no número de afetados, a empresa se manifestou novamente:

  • Justificativa da Enel: A concessionária afirmou que a variação no número de clientes sem energia é "normal" ao longo do dia, pois enquanto as equipes trabalham para restabelecer o serviço em alguns pontos, novas ocorrências podem ser registradas devido a fatores climáticos, objetos arremessados sobre a rede ou manobras técnicas de reparo.

Pressão Judicial e Governamental

A lentidão no restabelecimento do serviço gerou forte pressão:

  • No sábado (13), a Justiça ordenou que a Enel restabelecesse o serviço em 12 horas, sob pena de multa de R$ 200 mil por hora de descumprimento.

  • O Ministério de Minas e Energia também se posicionou, alertando que a Enel pode perder a concessão caso não cumpra integralmente os índices de qualidade e as obrigações contratuais. A pasta declarou que o governo "não tolerará falhas reiteradas" em um serviço essencial como o fornecimento de energia.

Via: Agência Brasil

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.