TARIFA MÉDIA DO PEDÁGIO CAI 33% COM NOVAS CONCESSÕES NO PARANÁ

TARIFA MÉDIA DO PEDÁGIO CAI 33% COM NOVAS CONCESSÕES NO PARANÁ

Imagem: Roberto Dziura Jr

Modelo de leilões que priorizou o maior desconto na tarifa resulta em queda de até 52,13% no valor por quilômetro rodado, se considerada a inflação.

Com a conclusão do ciclo de leilões rodoviários do Paraná, a tarifa média das concessões no Estado será 33% mais barata em comparação aos contratos anteriores, encerrados em 2021. Se a comparação levar em conta a atualização dos valores pela inflação, o desconto médio chega a 52,13%.

Os dados foram divulgados após o leilão do último lote (Lote 6) nesta quinta-feira (30) na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). O novo modelo de concessão, estruturado pela ANTT com apoio do Governo do Estado, priorizou o maior desconto na tarifa por quilômetro rodado, e não a cobrança de outorga, onerando menos o usuário.

 

Comparativo das Tarifas por Quilômetro

 

As tarifas-base por quilômetro rodado tiveram quedas significativas em comparação com o modelo de pedágio anterior a 2021:

Tipo de Pista Tarifa Média (Contratos Anteriores) Tarifa Média (Novas Concessões)
Pista Simples R$ 0,1919 R$ 0,1281
Pista Dupla R$ 0,2675 R$ 0,1793

 

Descontos Adicionais e Inovações

 

Além da redução média, os novos contratos de concessão incluem duas novas modalidades de desconto para os motoristas:

  1. Desconto Automático (TAG): Todos os usuários que optarem pelo pagamento automático (tag) terão 5% de desconto em qualquer praça de pedágio do Paraná.

  2. Desconto para Usuários Frequentes: Há uma redução progressiva nas tarifas de acordo com o número de vezes que o usuário trafegar em um mesmo trecho. O desconto será aplicado da 1ª até a 30ª passagem do veículo no mês.

 

O Maior Programa Rodoviário da América Latina

 

Com a conclusão dos leilões, o Paraná consolida o maior programa rodoviário da América Latina, abrangendo 3,3 mil quilômetros de rodovias estaduais e federais. O projeto prevê mais de R$ 60 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos de concessão.

O modelo paranaense é considerado referência nacional por equilibrar segurança jurídica, atratividade para investidores e a garantia de tarifas mais baixas ao usuário final.

Via: Governo do Paraná

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