Imagem: SEFA
Secretaria da Fazenda alerta que guias devem ser geradas exclusivamente pelos canais oficiais. Motoristas que não regularizarem o débito ficam impedidos de realizar o licenciamento anual do veículo.
Os proprietários de veículos no Paraná com placas de final 9 e 0 devem ficar atentos ao calendário fiscal. Vence nesta sexta-feira (13) o prazo para o pagamento da segunda parcela do IPVA 2026. O cronograma desta segunda etapa de pagamentos teve início na última segunda-feira (09) e se encerra hoje para o último grupo do calendário.
É importante lembrar que o Governo do Estado não envia mais as guias de pagamento pelos correios. Para quitar o tributo, o contribuinte deve acessar o Portal do IPVA, o Portal de Pagamento de Tributos ou utilizar o aplicativo "Serviços Rápidos" da Receita Estadual, disponível para Android e iOS.
Multas e Juros
O atraso no pagamento gera custos extras imediatos. A multa é de 0,33% ao dia mais juros de mora baseados na taxa Selic. Caso a inadimplência ultrapasse os 30 dias, o percentual da multa é fixado em 20% do valor total do imposto. Além do prejuízo financeiro, o veículo com IPVA atrasado não pode ser licenciado, o que impede a circulação legal pelas rodovias.
Cuidado com Golpes
A Receita Estadual reforça o alerta para que os motoristas evitem sites fraudulentos. A recomendação é conferir sempre se o endereço eletrônico termina com a extensão ".pr.gov.br" antes de gerar qualquer boleto ou QR Code para pagamento via Pix.
Confira as próximas datas para placas 9 e 0:
-
3ª Parcela: 13 de março
-
4ª Parcela: 15 de abril
-
5ª Parcela: 15 de maio
Via: Governo do Paraná/AEN
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.