Imagem: André Thiago/Sanepar
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) emitiu um alerta para os proprietários de imóveis no Litoral do Estado, especialmente aqueles que ficam fechados ou têm uso esporádico (como casas de veraneio). A água parada em caixas d'água sem a devida limpeza ou sem consumo regular pode trazer sérios riscos à saúde.
O acúmulo de água por longos períodos em reservatórios não higienizados favorece a proliferação de microorganismos, algas, lodo e, principalmente, a presença do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya.
RECOMENDAÇÕES DA SANEPAR
A Companhia reforça que, mesmo com o fornecimento de água potável de qualidade, a responsabilidade pela manutenção da qualidade no interior dos imóveis é do proprietário.
Para evitar a contaminação e a proliferação de vetores, a Sanepar recomenda:
-
Limpeza Semestral: Realizar a limpeza da caixa d'água a cada seis meses, utilizando água sanitária e seguindo o procedimento adequado de higienização.
-
Fechamento Total: Manter o reservatório sempre bem tampado, com tampa de fechamento total e adequado, para impedir a entrada de insetos, sujeira e pequenos animais.
-
Inspeção: Vistorias periódicas nas instalações hidráulicas para identificar vazamentos e garantir que a água está sendo utilizada ou renovada.
O alerta se intensifica com a proximidade da temporada de verão, quando a população no Litoral aumenta drasticamente. A prevenção nas residências é uma medida essencial para a saúde pública e para evitar a sobrecarga nos sistemas de saúde.
Via: Governo do Paraná
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.