Atenção Aposentados: Prazo para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS termina em 14 de fevereiro

Atenção Aposentados: Prazo para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS termina em 14 de fevereiro

Imagem: Antonio Cruz

 

Os aposentados e pensionistas que foram vítimas de descontos não autorizados em seus benefícios têm pouco mais de um mês para regularizar a situação. O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller, confirmou que o prazo final para a solicitação de ressarcimento foi estendido até o dia 14 de fevereiro.

A medida visa garantir que todos os segurados afetados por fraudes em associações e entidades possam recuperar os valores descontados indevidamente de suas folhas de pagamento.

Balanço das Devoluções

De acordo com os dados mais recentes do instituto:

  • Cerca de 6,2 milhões de beneficiários já contestaram os descontos.

  • Destes, 4,1 milhões já receberam o ressarcimento, totalizando R$ 2,8 bilhões devolvidos.

  • O governo estima que ainda existam 3 milhões de pessoas aptas a solicitar a devolução que ainda não o fizeram.

Entenda a Fraude

O esquema foi descoberto pela Operação Sem Desconto, uma ação conjunta entre a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU). As investigações revelaram irregularidades em Acordos de Cooperação Técnica entre o INSS e entidades associativas, que realizavam cobranças sem a devida autorização dos aposentados. O caso gerou, inclusive, o afastamento da cúpula do INSS em abril do ano passado.

Como Solicitar o Dinheiro de Volta?

Os moradores de Guaraniaçu e região podem realizar o pedido de forma gratuita e sem sair de casa pelos canais oficiais:

  1. Aplicativo ou Site "Meu INSS": Basta acessar com o login do Portal Gov.br e procurar pela opção de contestação de descontos.

  2. Telefone 135: Atendimento de segunda a sábado, das 7h às 22h.

  3. Correios: Para quem tem dificuldade com a internet, as agências dos Correios prestam suporte gratuito para o registro do pedido.

O presidente do INSS reforçou que o instituto, em parceria com a Advocacia-Geral da União (AGU), está movendo ações judiciais para recuperar os recursos desviados e garantir o pagamento de todas as vítimas.

Via: Portal 24

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.