Foto: Thays Poletto/Sanepar
A Sanepar está implantando um novo serviço de recebimento de débitos: é a visita do agente de corte que pode receber pagamento das faturas atrasadas há mais de 48 dias direto na casa do cliente, com cartões de débito ou de crédito, à vista ou parcelado. Se o pagamento é realizado, o corte não é feito e se evita a suspensão do fornecimento da água.
A novidade foi testada durante o mês de junho em Piraquara e em Quatro Barras, cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A partir desta terça-feira (1º), também será disponibilizada para clientes de Campina Grande do Sul, Colombo e Pinhais. Ainda em julho o serviço estará também disponível para clientes de Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Curitiba, Itaperuçu, Pinhais, Piraquara e Quatro Barras.
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, conta que o serviço será implantado gradativamente em todas as cidades do Paraná até o fim do ano. “Ainda em julho, o serviço estará disponível para outros municípios da RMC e, em agosto, em Curitiba. Esta é mais uma oportunidade de quitação de débitos para o cliente. Sabemos que pode haver momentos da vida mais atribulados, quando a pessoa se perde com a organização das contas. Também podem acontecer problemas de saúde na família ou mesmo de ordem financeira, que tenham inviabilizado o pagamento anteriormente. A partir de agora, é possível fazer o pagamento na porta de casa", comentou.
O diretor Comercial da Sanepar, Bihl Zanetti, explica que a Sanepar está realizando uma mudança significativa na forma de cobrança, que por 60 anos esteve vinculada à fatura mensal. “Antes dessa novidade, era preciso que o cliente pagasse os débitos e fosse a uma Central de Relacionamento para comprovar o pagamento e pedir a religação de água. O novo serviço é uma quebra de paradigma que facilita a vida do cliente, trazendo para ele esta opção mais cômoda e ágil. Agora, o cliente pode pagar em casa a fatura em atraso e, sendo no crédito, pode parcelar em até 12 vezes”, informou.
O diretor explicou que a cobrança com a máquina de cartão em domicílio é uma possibilidade ligada apenas ao processo de corte de abastecimento, quando existem faturas em atraso. “A quitação das contas ocorre dentro do sistema da Sanepar, sem necessidade de nova confirmação ou deslocamento até uma Central de Relacionamento da Companhia, que seria necessário no caso de um corte. Um comprovante é impresso na máquina de pagamento e entregue ao cliente imediatamente após a transação”, alertou.
"Ali existem dados do imóvel, do cliente, das contas quitadas com respectivos valores, bandeira e tipo de cartão utilizado, as taxas aplicadas e o número de parcelas, se houver. A máquina de arrecadação só aceita cartão, não sendo possível fazer pagamentos com PIX junto ao agente de corte. Eles estão autorizados a receber apenas com cartão de débito ou crédito, nunca em dinheiro. É importante que o cliente entenda o processo que envolve este pagamento e esteja seguro de que não se trata de fraude ou golpe", complementou.
Segundo ele, a Sanepar tem uma forte política de inovação e com avanços constantes e melhorias nos processos comerciais, buscando elevar a eficiência e a satisfação dos clientes. “Mesmo com uma vasta rede de conveniados para o recebimento das faturas, queremos facilitar ainda mais a vida das pessoas, que podem resolver suas pendências sem sair de casa. Hoje, quase tudo está disponível na palma da mão, com aplicativos de celular, e, por isso, já implementamos o pagamento na modalidade PIX, via WhatsApp, por exemplo, que está em fase de testes. Agora levamos a opção de pagamento com cartão para a porta de casa do cliente, evitando o corte de água”, ressaltou.
COMO FUNCIONA – O serviço de cobrança no ato do corte, com máquina de cartão de débito ou crédito, será levado até o cliente por agentes de corte a serviço da Sanepar, devidamente identificados. Eles têm um roteiro de visitas diário e vão apenas até os imóveis onde existe alguma fatura em aberto, com débitos atrasados há mais de 48 dias. O processo é seguro e transparente e o cliente pode, ainda, conferir o débito da matrícula do seu imóvel consultando o aplicativo Sanepar Mobile ou pelo WhatsApp (41) 99544-0115.
O sistema também aplica automaticamente as regras de parcelamento e taxas, sendo que tudo é exibido na tela da máquina para a conferência do cliente, antes de fazer a confirmação. É importante que o cliente saiba que os encargos normalmente cobrados pelo pagamento em atraso, como juros e multa, serão lançados em fatura futura. Após a transação, os dados passam por autenticação e autorização via token seguro e um comprovante completo é gerado, com todas as informações da operação e das contas quitadas.
Atualmente, os agentes de corte da Sanepar estarão com identificação da SCS (Sociedade Civil de Saneamento), a empresa contratada pela Sanepar para esse trabalho. “Eles conferem com o responsável pelo imóvel os dados do titular (CPF ou CNPJ), a matrícula e o valor em aberto. Se estiver com dúvidas, o cliente pode ligar para o 0800 200 0115”, explicou Bihl.
Via / AEN
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