Paraná nomeia quase mil novos professores para a rede estadual após 10 anos sem concurso

Paraná nomeia quase mil novos professores para a rede estadual após 10 anos sem concurso

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN.

O Governo do Paraná nomeou nesta segunda-feira (7) 988 professores aprovados no concurso público realizado em 2023. Os profissionais vão atuar em escolas de todo o estado a partir do segundo semestre letivo.

Essa é a maior convocação desde a retomada dos concursos públicos para a educação, que ficaram suspensos por mais de uma década. De acordo com o governo, ao todo já são mais de 4,5 mil docentes nomeados nos últimos anos para o Quadro Próprio do Magistério (QPM).

Os novos professores vão atender escolas dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs), em disciplinas como química, matemática, sociologia e filosofia. Quem não pôde comparecer à assinatura da nomeação nesta segunda ainda poderá tomar posse em até seis meses.

O governador em exercício, Darci Piana, afirmou que a convocação representa um reforço na estrutura da rede estadual e contribui para manter o Paraná entre os estados com os melhores indicadores educacionais do país.

Além da convocação, o governo anunciou medidas de valorização dos profissionais da educação, como o reajuste médio de 8,5% nos salários, previsto para ser pago em folha complementar no próximo dia 11. Também está prevista a ampliação da jornada para 2 mil professores, que poderão dobrar a carga horária de 20 para 40 horas semanais. Outros 2 mil docentes devem participar do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), com cursos de formação em parceria com as universidades estaduais.

Ainda neste semestre, 250 professores vão participar de um intercâmbio no Canadá, pelo programa Ganhando o Mundo Professor.

Catve.com

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.