LARANJEIRAS DO SUL: Caso bizarro; bezerro de duas cabeças nasce em Laranjeiras do Sul.

Imagem/Correio do Povo do Paraná.

“O filhote nasceu com duas cabeças vivas, mas cerca de vinte minutos após o parto, ele entrou em óbito”, afirma médica veterinária Amanda Civa.

Nesta semana nasceu um animal com duas cabeças na região de Laranjeiras do Sul. A médica veterinária, Amanda Civa, foi a responsável por auxiliar o parto do bezerro, que ainda ficou vivo por alguns minutos.

A má-formação em animais é uma ocorrência rara, mas que pode afetar diferentes espécies, inclusive bovinos. No caso em questão, a Dicefalia é uma anomalia genética caracterizada pela duplicação e separação total das estruturas faciais e do encéfalo, formando duas cabeças em um corpo só.

Embora a causa exata da Dicefalia não seja conhecida, sabe-se que ela pode ser causada por fatores genéticos e ambientais, como a ingestão de substâncias tóxicas, falta de vitaminas, infecções pré-natais, defeitos cromossômicos, entre outros.

Caso na região

A médica veterinária, Amanda, é formada há quatro anos, trabalha como autônoma, atuando no campo e prestando assistência veterinária para fazendas. Ela foi chamada para atender uma vaca que estava tendo dificuldades para parir na região da BR 277, próximo ao Campo Mendes. Após realizar o parto normal, descobriu a má-formação.

“Infelizmente, a duplicidade de cabeça, pescoço, cérebro e medula torna essa má-formação incompatível com a vida. No caso em questão, o bezerro nasceu com duas cabeças vivas, mas cerca de vinte minutos após o parto, ele entrou em óbito”, explicou Amanda. “É importante ressaltar que essa má-formação não é exclusiva dos bovinos e pode afetar diferentes espécies animais, inclusive seres humanos”, completou a médica.

No caso da Dicefalia em bovinos, não há tratamento disponível, uma vez que essa anomalia é incompatível com a vida.

“Infelizmente, a má-formação genética é uma realidade triste que afeta alguns animais, mas é importante destacar que a atuação de profissionais capacitados pode minimizar o sofrimento dos animais e garantir o bem-estar daqueles que ainda podem ser salvos”, enfatiza Amanda.

Ocorrência

Outros casos como este já foram registrados no Brasil, porém é raro encontrar má formações como esta. “Principalmente por se tratar de uma Dicefalia completa, que gera dois indivíduos em a em apenas um corpo”, afirma.

Via/Correio do Povo Paraná.

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.