A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Guaraniaçu promoveu, nesta terça-feira (13), o encerramento de mais uma etapa de formação continuada com a realização do seminário “Reflexões e Práticas na Educação Infantil: Diálogos e Experiências”. A atividade integrou o programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), iniciativa voltada ao fortalecimento da prática pedagógica voltada ao desenvolvimento da linguagem escrita desde os primeiros anos da infância.
Voltado a professores e demais profissionais da Educação Infantil, o LEEI faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e tem como propósito assegurar o direito das crianças de zero a seis anos à apropriação da linguagem escrita. O programa compreende esse processo como uma jornada longa e significativa, que começa ainda no berçário e deve respeitar as singularidades dessa etapa inicial da vida.
A secretária municipal de Educação, Soelany Corso Pozzan, destacou o envolvimento da turma intermunicipal — formada por profissionais de Guaraniaçu, Ibema e Campo Bonito — ao longo de seis encontros presenciais, além de atividades síncronas e assíncronas. A formação foi coordenada pela professora e especialista Aparecida Pinheiro dos Reis Grassi e abordou temas centrais como oralidade, leitura e escrita, práticas pedagógicas, literatura, papel das famílias, currículo e diversidade cultural.
Segundo a secretária, os conteúdos foram trabalhados de forma a promover uma prática pedagógica inclusiva e contextualizada, valorizando a diversidade local e étnico-racial. Os participantes refletiram sobre estratégias como rodas de leitura, contação de histórias, escrita espontânea e jogos de análise fonológica, sempre com foco no protagonismo da criança e na construção coletiva do conhecimento.
Durante o seminário de encerramento, o vice-prefeito Carlos Roberto Ferreira, o “Carlão do Guaporé”, representou o prefeito Ronaldo Cazella, que cumpre agenda oficial em Curitiba. Carlão reafirmou o compromisso da administração municipal com a valorização da educação e o apoio às ações formativas da rede.
O evento simbolizou não apenas o fim de uma etapa de formação, mas também o fortalecimento de uma rede de profissionais comprometidos com uma educação pública de qualidade e com o desenvolvimento integral das crianças.
Por Assessoria de Comunicação
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.