Imagem: Assessoria
O município de Guaraniaçu foi oficialmente notificado pelo Ministério da Saúde por não cumprir a obrigação de alimentar o Sistema DIGISUS Gestor – Módulo Planejamento (DGMP) com os dados de planejamento e gestão da saúde pública local. A notificação, enviada por meio do Ofício nº 17/2025/PR/SEINP/PR/SEMS/SAA/SE/MS, aponta pendências que se arrastam desde 2018.
Segundo levantamento realizado em 28 de abril de 2025, Guaraniaçu acumula 38 pendências no sistema. Destas, 21 são referentes ao ciclo de 2018 a 2021 e 17 ao período de 2022 a 2025. As falhas incluem ausência total ou parcial na elaboração e inserção de documentos essenciais como o Plano de Saúde, a Programação Anual de Saúde, o Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior e o Relatório Anual de Gestão, além de pactuações interfederativas que devem contar com a validação dos Conselhos de Saúde.
O DIGISUS é uma plataforma obrigatória para todos os entes federativos e é um dos principais instrumentos de transparência e planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A ausência de dados compromete não só a gestão local, mas também o acompanhamento nacional das ações de saúde pública.
Responsável pelo monitoramento desses registros no Paraná, a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde (SEMS-PR), por meio do Serviço de Articulação Interfederativa e Participativa (Seinp), identificou e formalizou a notificação. O documento é assinado por Luiz Armando Erthal, superintendente estadual da pasta.
O secretário municipal de Saúde de Guaraniaçu, Volnei DallAgnolo, apontou a gestão anterior e afirmou que a situação é reflexo da falta de comprometimento dos ex-gestores: “Esta é mais uma demonstração da falta de competência dos gestores anteriores que não cumpriam com suas obrigações”.
Com a notificação formalizada, o município deverá tomar providências imediatas para regularizar a situação junto ao sistema federal, sob risco de sanções e prejuízos no recebimento de recursos e programas da saúde.
Para maiores esclarecimentos, os interessados podem ter acesso aos documentos na prefeitura municipal.
Por Assessoria
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.