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A Sanepar informa que a captação de água de Guaraniaçu continua paralisada nesta quinta-feira (15). O sistema de captação foi interrompido ontem após ter sido registrada alteração na qualidade da água in natura. Há suspeita de lançamento de dejetos de origem animal. Foram intensificadas as análises da água do manancial e, como medida de segurança, só será retomado o processo quando os resultados das análises apontarem que a água está com qualidade para passar pelo processo de tratamento.
O sistema está operando apenas com os poços. No entanto, o volume de água produzido não supre a demanda, podendo causar desabastecimento em todas as regiões da cidade.
A Sanepar ainda ontem acionou o Instituto Água e Terra (IAT). Nesta quinta-feira Defesa Civil, IAT, Prefeitura Municipal e Sanepar definem ações de vistoria, identificação do ponto de lançamento e confirmação das causas da alteração da qualidade da água.
Ainda não há previsão para a normalização no abastecimento. Por isso, a água tratada deve ser priorizada para higiene e alimentação. Ficar atento, não desperdiçar água e adiar serviços que não sejam essenciais ajudam a restabelecer o abastecimento. A orientação é para economizar.
Vale lembrar que só ficarão sem água os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br ou ainda pelo WhatsApp (41) 99544-0115. Ao entrar em contato, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.
Para consultar esta e outras informações, use o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse sempre o site da Sanepar: www.sanepar.com.br
Via / Assessoria de Comunicação
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