Apae de Guaraniaçu realiza manifestação contra ADI 7796, que pode fechar escolas especiais no Paraná.

Apae de Guaraniaçu realiza manifestação contra ADI 7796, que pode fechar escolas especiais no Paraná.

Imagem: Assessoria de Imprensa

Na Semana nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla celebrada no período de 21 a 28 de agosto, com o tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”, a Escola Elenice Correia APAE de Guaraniaçu, adere ao manifesto juntamente com as APAEs do Paraná e repúdio, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7796), proposta pela Associação Brasileira de Síndrome de Down (ABSD) no Supremo Tribunal Federal (STF). 

As manifestações incluem passeatas, carreatas e panfletagens em diversas cidades do estado, com o objetivo de alertar a sociedade e pressionar os parlamentares para que votem contra a ação. 

Em Guaraniaçu, professores, alunos, representantes políticos e da sociedade civil organizada, realizam o movimento na tarde desta quarta-feira (27), na Avenida Souza Naves, centro da cidade.

A ADI 7796, que tramita no Supremo Tribunal Federal questiona a constitucionalidade de leis estaduais que garantem o financiamento das escolas de educação especial mantidas por associações como as Apaes, podendo inviabilizar o funcionamento dessas instituições.

Segundo a diretora da Apae de Guaraniaçu, Maricleia Gemelli, o objetivo da manifestação é chamar a atenção da sociedade e do poder público para os impactos da ADI, especialmente no Paraná. “Hoje, a Apae atende 110 alunos de Guaraniaçu e Diamante do Sul devidamente matriculados na instituição. A ação quer obrigar a matrícula de todos os alunos com deficiência exclusivamente na rede regular de ensino, mas acreditamos que inclusão real é permitir que as famílias escolham onde seus filhos aprendem melhor”.

Representando a classe política do município estiveram no evento, o Vice-Prefeito, Carlos Roberto Ferreira “Carlão do Guaporé” (PSB), os vereadores Daniel Magalhães “Daniel do Foto” (MDB), Valtair França (PODE) e Frederico Thomé (PODE). 

Via: Assessoria de Imprensa

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.

Galeria de Imagens

  • A
  • SAD
  • FASD