Brasileiros Buscam Cidadania do Benin em Busca de Reconexão Histórica com a África

Brasileiros Buscam Cidadania do Benin em Busca de Reconexão Histórica com a África

Imagem: Divulgação/governo de Benin via BBC

 

Um movimento crescente de brasileiros, especialmente afrodescendentes, está buscando a cidadania do Benin, um país da África Ocidental de onde milhões de pessoas foram traficadas e escravizadas para o Brasil e Américas durante o período colonial. A iniciativa ganha força após o governo beninense acenar com a possibilidade de concessão de nacionalidade para a diáspora africana.

O interesse do Benin em conceder cidadania a todos os afrodescendentes do planeta foi anunciado pelo próprio presidente do país, Patrice Talon, durante uma visita oficial ao Brasil. A proposta, que está sendo debatida no parlamento beninense, tem um forte componente de reparação histórica e de resgate da identidade.

Para os interessados, a cidadania beninense pode ser concedida a descendentes de pessoas que partiram da África subsaariana, e não apenas do Benin, abrangendo uma área com grande conexão com o Brasil, especialmente a Bahia, que recebeu uma grande população escravizada daquela região.

Estudiosos e ativistas apontam que o projeto tem uma dimensão profunda de resgate histórico, permitindo que a diáspora se reconecte com suas raízes ancestrais. O Benin, que foi um importante centro do tráfico negreiro, busca agora se posicionar como um portal de entrada para essa reconexão. Embora o governo não espere que milhões de brasileiros busquem de fato a cidadania, a iniciativa já despertou grande interesse e simboliza o início de uma nova relação histórica.
Via: G1

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.